Desafio à criatividade




Todos são bem vindos e convidados a participar sem esquecer que se trata de um recurso educativo ao serviço do desenvolvimento pessoal e social de todos e de cada um.



Obrigado pela sua visita e pela sua participação!





Contador de VISITAS





quarta-feira, 9 de março de 2011

O desenho como reflexão

Na última aula de EVT, os alunos realizaram seis exercícios de desenho - todos consistiam no desafio de desenhar uma peça de fruta colocada em cima da mesa. Com a mão atrás das costas, com a mão contrária à habitual, sem levantar o lápis do papel como se a mão fosse muito pesada, com os olhos fechados e agarrando o lápis como se fosse um punhal...
No final, pensaram sobre a experiência feita.
Aqui ficam as reflexões individuais, com alguns erros já corrigidos.As fotos chegam em breve.


Ana Cruz – Tive dificuldades em desenhar com os olhos fechados.

Inês C. – Foi muito giro desenhar destas formas. Eu aprendi que se tivermos dificuldades a desenhar de uma forma podemos desenhar de outra.

Cláudia Oliveira - Com isto tudo, percebi que as pessoas que têm mais dificuldade sofrem muito, exemplo: os cegos ou então como a minha colega Margarida S. Foi muito difícil desenhar com olhos fechados e também com a mão atrás das costas. Aprendi também a valorizar como sou, e hoje valorizei muito como trabalho e não devo gozar com as pessoas que têm mais dificuldades. Agradeço às professoras por este exercício, aprendi imenso.

Sofia Capítulo – Aprendi que desenhar é muito divertido, seja de que forma for. Também aprendi, ao desenhar com os olhos fechados, com é difícil a vida das pessoas cegas. Gostei muito de realizar este trabalho.

Tomás – Eu aprendi que todos somos diferentes e iguais e sei que as pessoas cegas e com outras limitações, para elas é muito difícil viver com elas. O desafio mais difícil foi desenhar com a mão esquerda e desenhar como se fosse cego. Gostei muito do trabalho e acho que todos nós aprendemos uma lição importante.

Patrícia – Apercebi-me que as pessoas que têm dificuldades motoras têm muita dificuldade a desenhar.

Carlos – Há muitas formas de desenhar. A mais fácil foi às cegas e a mais difícil foi com a mão contrária. Os cegos têm de imaginar o que estão a imaginar. Por isso, não devemos gozar com os outros.

Filipa – Aprendi que há várias formas de desenhar e divertidas. A forma mais difícil foi com a mão esquerda e de olhos fechados. Achei este trabalho interessante e aprendi mais coisas.

Maria Taborda – Nesta aula aprendi que existem muitas formas de desenhar. Eu pensava que conseguia e que era muito fácil. Agora já sei! Até foi muito engraçado. Devíamos repetir!

Guilherme - Eu aprendi que, com silêncio, faz-se tudo melhor; que não consigo desenhar com a mão esquerda; que nem tudo é tão fácil como parece; que é muito difícil desenhar sem ver e que não consigo desenhar bem sem tirar o lápis do papel.

Margarida Serra – Aprendi que há várias maneiras de desenhar.

André Fernandes – Eu aprendi que até desenhar é difícil mas também muito engraçado. Eu não sabia que havia tantas maneiras de desenhar.

André Amador – Eu aprendi com este trabalho que nós temos várias formas de escrever e desenhar e muitas delas não me dão jeito! Gostei de fazer o trabalho, sinceramente foi o melhor trabalho que fiz!!! Gostava muito de repetir!!!

Nídia – Com este trabalho, eu aprendi que se pode desenhar de muitas formas diferentes. E pode ser muito divertido desenhar dessas formas. As dificuldades que eu senti mais foi ao desenhar de olhos fechados, mas foi tudo um desafio muito grande.

Raquel – Aprendi que podemos desenhar bem de diferentes formas e sempre ficaram bonitas.
Vítor – O que eu aprendi foi que podemos desenhar e escrever de diversas formas e o desenho que mais gostei foi o primeiro.

Pedro – Aprendi que podemos desenhar como nós queremos, de qualquer forma e maneira. A mais fácil foi a primeira figura e a mais difícil foi a segunda, a mais gira foi a de não levantar o lápis.

Inês F. – Eu aprendi que não devo usar ou desenhar com o lápis assim: como um punhal; com a mão atrás das costas; de olhos fechados; sem levantar o lápis, etc…

Maria Júlia – Eu aprendi com este trabalho que para poder desenhar melhor é preciso silêncio e concentração. Acho que foi bom fazer esta experiência.
João F. –O que aprendi neste trabalho foi que os desafios por mais que pareçam fáceis na verdade são muito difíceis.

Artur – Com este trabalho eu aprendi que nem tudo é fácil. A coisa que foi mais difícil foi de olhos fechados; foi difícil, a s´tora pôs-nos desafios. A conclusão foi que na vida não sabemos tudo, e que não é bom gozar com os outros por serem estranhos, porque se nós nos pusermos no lugar deles, também não vamos conseguir.

Miguel Afonso – Eu gostei do trabalho porque me ensinou a desenhar de várias maneiras e a memorizar objectos.

André Rocha – Eu aprendi muita coisa nova. Eu nunca fiz desenhos de olhos fechados, a segurar o lápis como se fosse um punhal, com a mão esquerda, com a mão atrás das costas. Foi divertida!

Miguel P. – Eu acho que trabalho está muito feio porque desenhar com os olhos fechados é muito difícil.

Margarida Lopes- Eu aprendi neste trabalho muita coisa, como comparar objectos.


Sem comentários:

Enviar um comentário